A Fórmula do Sucesso Empresarial


(atualização: eu reescrevi a segunda metade deste artigo pois não estava satisfeito com sua clareza)

Recentemente, em pesquisa para o trabalho, cruzei com uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, Vol. 81, No. 7, July 2003, e intitulada “What really works”.

Os autores deste trabalho fizeram a grande pergunta que paira sobre todos os administradores de empresas: quais das milhares práticas e ferramentas de gestão realmente funcionam? Qual a fórmula do sucesso empresarial?

Eles tiveram o trabalho monumental de pesquisar 220 práticas de gestão, em 160 empresas e 50 líderes acadêmicos e consultores, de 40 indústrias, e por 10 anos.

Resultado: a fórmula do sucesso é = 4 + 2.

Simples e elegante não?

Não entendeu?

Vou elaborar…

Os autores concluíram que apenas 8 das 220 práticas de gestão tem alguma relação significativa com o sucesso empresarial.

Empresas consistentemente bem sucedidas sempre sobressaem nestas 4 práticas primárias de gestão:

  • Estratégia: Formular e manter uma estratégia clara e objetiva
  • Desempenho: Desenvolver e manter um desempenho operacional impecável
  • Cultura: Desenvolver e manter uma cultura baseada no desempenho
  • Estrutura: Construir uma empresa dinâmica, flexível e simples.

E elas também se sobressaem em pelo menos 2 destas 4 práticas secundárias de gestão:

  • Talento: Reter profissionais talentosos e desenvolver o talento de outros
  • Liderança: Manter líderes e gerentes comprometidos com a sua empresa
  • Inovação: Fazer inovações que transformem o setor
  • Fusões e parcerias: Realizar fusões e criar parcerias para crescer

Daí o resultado 4 + 2.

Agora, muita gente pode achar estas conclusões muito teóricas e pouco aplicáveis. Como traduzir isto em ações que possam efetivamente transformar a empresa?

Minha resposta é: faça um bom Planejamento Estratégico e, principalmente, leve a sério seu acompanhamento mensal.

A realização do planejamento estratégico tem 2 partes. A primeira é um workshop onde por 2 dias os principais dirigentes definem a direção da organização, analisam seu ambiente interno e externo, e passam por um processo de tradução da estratégia para um plano de projetos/ações..

Planejamento-Estrategico

A outra parte é um acompanhamento mensal, onde a empresa deve avaliar o progresso do plano de projetos/ações e fazer uma breve reavaliação estratégica.

O workshop normalmente deve ser refeito anualmente, dependendo da indústria, para uma reavaliação mais profunda da estratégia nesses tempos mais dinâmicos.

Um modelo de planejamento estratégico que use as perspectivas mais “balanceadas” do Balanced Scorecard para traduzir a estratégia para um plano de projetos/ações é o modelo que, na minha opinião, garante a gestão mais alinhada às práticas de sucesso mencionadas na pesquisa.

Com um bom planejamento estratégico feito, e tendo o balanced scorecard estratégico acompanhado mensalmente, sua empresa estará se preparando para praticar pelo menos as 4 principais práticas essenciais ao sucesso descobertas por esta pesquisa.

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