Vai Mudar a Nossa Vida: Nanotecnologia


Seguindo a minha pequena série de artigos sobre tendências que mudarão nossas vidas, o assunto agora é:

Nanotecnologia

Uma outra grande frente revolucionária é a nanotecnologia. Uma das áreas mais importantes da nanotecnologia é a criação de máquinas microscopicas que realizarão coisas incríveis. Trabalhos no MIT e Carnegie Mellon estão apontando para a uma revolução jamais vista. Na verdade, já vista por muitos: no cinema.

Quem já viu o Exterminador do Futuro 2 e o 3? Os robôs não-Schwarzenegger eram feitos de metal líquido. Sua matéria era inteligente e se moldava a partir do que o robô precisava. Pois então, estamos caminhando para o mesmo resultado. Estes laboratórios estão criando máquinas microscopicas com nano-computadores no seu interior que conseguem se comunicar. A idéia é que elas se juntem, se conectem, se movimentem, e se separem, de acordo com instruções externas, criando as formas e funções que quisermos. Pensem nelas como células robóticas microscópicas que sejam capazes de criar qualquer ferramenta que quisermos. Veja este vídeo abaixo para se ter uma idéia do que seremos capazes de fazer:

As repercussões do controle da matéria no nível quase que celular são inimagináveis nos tempos atuais. Imagine se tivermos a capacidade de criar o que quisermos simplesmente de uma massona de matéria (lembre-se de quando você era criança e tinha aquelas massinhas coloridas). Só que esta massa, quando virasse a forma/ferramenta que você ordenou, pudesse efetivamente funcionar.

As potenciais aplicações são muitas, e vão da medicina à produção de alimentos, da indústria à utilidades domésticas. Teremos a capacidade de transformar o mundo de uma maneira jamais vista. Também teremos a capacidade de destruí-lo da mesma maneira, mas isto já é conteúdo para outra discussão…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s