Serviço Público Organizado?!?!


Esta semana eu fui fazer a inspeção veicular em São Paulo, para provar para o governo que meu Honda Fit de 1 ano de idade não polui.

Paguei pela inspeção em meados de junho e consegui agendar, na época, somente para setembro (para terça-feira passada).

Conhecendo a eficiência e necessidade burocrática do serviço público brasileiro, fui munido de uma pasta generosamente recheada com todos os possíveis documentos que poderiam me pedir (odeio quando tenho que perder tempo refazendo alguma atividade porque não me informaram apropriadamente de todas as necessidades burocráticas para ela).

Bom, a inspeção estava marcada para as 14:35. Cheguei lá às 14:15 e tomei um susto!

Fui surpreendido por um serviço muito bem organizado!

Atendentes educados me encaminharam para uma das 5 ou 6 baias de inspeção, as quais só havia 1 carro em cada baia realizando sua inspeção naquela hora.

No momento que apontei para minha fila, o carro na minha frente terminou sua inspeção e partiu. Eu praticamente esperei 30 segundos (isso mesmo segundos!).

A inspeção foi rápida e não precisei mostrar nenhum documento. Não precisei informar meu RG, CPF, data de nascimento… nada! Eles simplesmente olharam para a placa do carro (e provavelmente cruzaram as informações com meu agendamento no sistema) e pronto.

Fizeram suas medições, colaram o selinho verde no meu pára-brisa e disseram ‘boa tarde para o senhor’.

Não gastei mais de 5 ou 10 minutos ali. Achei que passaria a tarde inteira. Demorei muito mais para chegar no local, e muito muito mais para organizar minha inútil pastinha a prova de burocracia, do que gastei lá.

Nunca achei que iria escrever isto, mas esta iniciativa foi bem organizada (a inspeção física pelo menos).

Deixe uma resposta

